quarta-feira, 23 de julho de 2008

Reflexões de um educador

Sabemos a escola é peça principal da engrenagem que forma a sociedade. Quem é esta sociedade? Somos todos nós. E as mudanças só acontecerão se os principais interessados se envolverem verdadeiramente motivados com o ideal de mudança de melhora. Geralmente esperamos a mudança parta do governo, do nosso colega, do nosso superior assim o acomodamento acontece.
È importante sabermos que o entusiasmar-se constante é força motriz para a que uma mudança real na escola. Então a partir do individual, o coletivo discutindo, dialogando, julgando, agindo, entusiasmando-se, mantendo uma atitude positiva diante da vida conseguiremos uma educação pública de qualidade.
Penso que é a partir do esforço individual que podemos diferenciar o coletivo. E a educação pública para alcançar um diferencial expressivo requer um esforço individual. Como isso pode ser realizado? É com um constante entusiasmar-se com a profissão.
É comum observarmos profissionais desmotivados em função de classes superlotadas, pelas dificuldades na estrutura física escolar, pela questão salarial, pelo cansaço de tanta luta e tão pouco valor recebido.
A tarefa do Educador é despertar e manter a força motivacional, consciência cultural, agindo para a formação de indivíduos críticos, sabedores de sua importância de homens no processo de transformação do mundo, capazes de analisar a realidade com tranqüilidade, objetividade, firmeza e justiça.
Sei que é difícil, é necessário muita luta, no entanto não podemos perder de vista que: Ou o homem luta ou perece, mas é preferível ser abatido ou ferido de que permanecer a margem da vida.

Registro aqui o meu carinho e respeito aos profissionais de Educação!

Nenhum comentário: