domingo, 7 de setembro de 2008

Como estudar Matemática

"Matemática não se aprende passivamente." (ELON LAGES LIMA).



Não se deve deve estudar em um livro de matemática como se estivesse lendo um romance.

Também não faz qualquer sentido ler um texto de matemática marcando as passagens que você considera importantes.

Ler um livro de matemática é um processo ativo. Você tem que participar. Leia devagar, com cuidado e sabendo que uma grande parte dos detalhes é em geral omitida quando o livro é escrito.

Qualquer livro de matemática que contivesse todos os detalhes seria imenso e seria impossível de ser lido. É normal encontrar em livros de matemática frases do tipo "evidentemente" ou "é fácil ver que". Elas não significam que o que vem em seguida deve ser imediatamente entendido pelo leitor mas que neste ponto alguns detalhes foram suprimidos e que você deve usar papel e lápis para preencher estes detalhes que estão faltando.

Quando for estudar matemática tenha à mão lápis, papel de rascunho e borracha (não tenha medo de errar). Leia o texto com atenção e escreva (e não apenas leia) os exemplos que aparecem no livro. Faça você mesmo as contas. Invente seu próprios exemplos a respeito do que esta sendo explicado.

Matemática é uma das poucas ciências em que você não precisa acreditar no autor. Se você estiver lendo um livro de física você, em geral, não terá condições de realizar as experiências a que ele se refere. Se estiver lendo um livro de história você não terá acesso as fontes que o autor teve. Quando estiver lendo um livro de matemática você pode e deve verificar todas as afirmativas do autor.

Nenhum comentário: