domingo, 7 de setembro de 2008

Arte & Matemática

Esta série de 13 programas é uma viagem não linear em barco de duas quilhas: uma é a Arte, a outra a Matemática, interligadas por uma estrutura segura, a Estética.

Em todas as épocas, os homens observam a Natureza e procuraram respostas para as suas perguntas. Alguns chegaram à música, outros desenvolveram as esculturas. A harmonia foi contraposta ao caos. Alguns perceberam a regularidade a natureza, outros se encontraram como o inesperado.

Os programas partem da certeza de que a Arte e a Matemática são expressões do conhecimento, e que são linguagens utilizadas para registrar o que os homens viram e aprenderam sobre os mistérios da vida. Artistas e matemáticos são privilegiados leitores da Natureza.

A série Arte & Matemática não faz uma leitura linear da história. Ela investiga épocas diferentes, buscando e comparando conceitos semelhantes. É um passeio por espaços do conhecimento pouco visitados que induzem o espectador a novas relações e novas reflexões.
É uma viagem com paradas em alguma estações do espaço-tempo, da ciência, beleza, Arte & Matemática.


O Público
Esta série se destina ao público jovem e adulto, interessado em conhecer as fronteiras e a simbiose entre as diversas formas de conhecimento humano, especialmente entre a Arte, a Matemática e a Ciência. É particularmente útil para educadores que pretendem se aproximar com prazer e sem preconceitos, dos universos matemáticos e artísticos.


O Site
A partir da estréia, dia 14 de novembro, no endereço eletrônico www.tvcultura.com.br/artematematica pode-se encontrar informações que complementam a série, e que estão assim ordenadas: sinopses de todos os programas; diagrama de conceitos e suas conexões com os demais assuntos abordados na série; relação completa de todas as obras artísticas e científicas e seus respectivos autores, apresentados ao longo dos 13 programas; jogos interativos que ilustram os conceitos veiculados ma série; trechos inéditos dos depoimentos dos artistas, matemáticos e cientistas que colaboraram nos programas; e uma área cultural, preparada pelo Itaú Cultural, na qual os professores poderão encontrar orientações para melhor aproveitamento de cada programa da série em suas aulas.

A Parceria
Arte & Matemática é uma parceria da TV Cultura, da Fundação Padre Anchieta, com a TV Escola, da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação. artematematica@tvcultura.com.br

Nenhum comentário: